AGENTES DE DESENVOLVIMENTO DE ALAGOAS VISITAM PROJETOS DE SUCESSO EM MACUCO

Uma equipe de Agentes de Desenvolvimento (ADs), de municípios do estado de Alagoas, visitaram hoje,(24), a cidade de Macuco, a caravana foi coordenada pelo Projeto de Desenvolvimento Econômico, do SEBRAE/RJ .

“A visita técnica teve como objetivo conhecer mais detalhadamente as práticas de desenvolvimento do projeto Macuco Empreende e Incentiva, de modo a contribuir para o aprimoramento das Políticas Públicas e Desenvolvimento local, e levantamento de elementos que possam servir de subsídios para potencializar as ações dos agentes de desenvolvimento de Alagoas”, explicou a secretaria de Fazenda Eliane Ribeiro.
O agente de desenvolvimento tem como objetivo fazer a interface entre o poder público e o desenvolvimento econômico local.
O prefeito Bruno Boaretto palestrou para os visitantes explicando ações realizadas no governo reconhecendo a figura do AD para articulação das ações de políticas públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial e idéias que fortaleçam e desburocratizem a atuação do AD na Administração Pública. Na oportunidade, demonstrou as ações que Macuco vem trabalhando para incentivar os empreendedores locais, no que diz respeito a novo layout da Sala do Empreendedor, carro exclusivo para atendimento ao MEI, editais exclusivos nas licitações, autorização para usar o CCMEI como Alvará definitivo, cartão ID, cursos de capacitação e os resultados que o município tem alcançado com o projeto Macuco Empreende e Incentiva.
Recepcionados pelo SEBRAE/RJ, os agentes conheceram dezenas de boas práticas do projeto Macuco Empreende e Incentiva, que resultam no desenvolvimento local e são referências para o estado do Rio de Janeiro. Macuco conta com grandes parcerias, apoio ao pequeno negócio e projetos de sucesso na área do turismo, cultura, gastronomia, agricultura familiar,agroindústrias, artesanato, educação empreendedora, cooperativista, entre outros.
“Esta visita foi altamente produtiva e superou minhas expectativas. Foi possível visualizar que os projetos de desenvolvimento local contam com ações conjuntas, somando forças de organizações governamentais e não governamentais, e todos com o mesmo interesse, que é melhorar a qualidade de vida na região onde estão situadas. E isso ficou bem claro no associativismo e cooperativismo implantados na região que visitamos”, enfatizou a AD de Alagoas, Andréia.
Os visitantes tiveram a oportunidade de ouvir empresários da CCA Laticínios, da Cooperativa Agro Pecuária Regional de Macuco e vivências e caso de sucesso da empresária Yane Boquimpani da Plantas e Cia.

Confira as fotos abaixo: