Curso de Cuidador de Idosos forma mais uma turma em Macuco

O trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco continua apresentando resultados bastante significativos. Os cursos de capacitação oferecidos pela entidade, numa parceria firmada com o SESC (Serviço Social do Comércio), por intermédio do projeto 'Saber Comunitário', tem aumentado a qualificação e fomentado a geração de emprego e renda no município.

Dessa vez, outro ciclo do planejamento foi concluído com a formação da Segunda Turma de Cuidador de Idosos, que novamente capacitou alunos na identificação de necessidades e expectativas dos idosos, num curso com aulas teóricas e práticas abordando temas como saúde, fragilidade e demência do idoso, segurança na condução, primeiros socorros, situações de emergência, mudança de comportamento, cuidados com a higiene, alimentação e adaptações ambientais.

Mantendo a retórica do projeto 'Saber Comunitário', o SESC atua para valorizar a mão de obra local, oportunizando aos profissionais do município a apresentação de seus trabalhos e incentivando seus talentos. Por isso, o curso de Cuidador de Idosos teve como instrutora a técnica de enfermagem Viviane Manoel de Barros.

Na solenidade de encerramento da Segunda Turma, os cursistas demonstraram gratidão pela oportunidade e comprovaram estar afiados com o tema. Todos fizeram questão de destacar que as lições foram claras e bem compreendidas, o que deixou o secretário de Desenvolvimento Social, Luiz Claudio Gomes de Souza, entusiasta do projeto, emocionado. "Não há como sair daqui sem a certeza de ter cumprido nosso dever ao observar a satisfação de cada um desses cursistas. Sei que é nossa obrigação enquanto entes públicos zelar pelos direitos da população, mas esse trabalho é muito mais que isso, pois nos oferta a comprovação de que investir no ser humano, na dignidade dos cidadãos é o melhor caminho", declarou Luizão.

Para a servidora Jucilea Brito, coordenadora da parceria com o SESC em Macuco, não há como não se emocionar ao ouvir o depoimento dos participantes, que deixaram transparecer que o trabalho tem feito a diferença em suas vidas. "Para mim, isso sim é trabalhar pelo desenvolvimento social", relatou.

Ao final do curso, além da declaração de participação, os alunos receberam uma rosa vermelha, como sinal de carinho. A proposta foi que eles presenteassem uma pessoa que, devido a situações adversas, deixaram de sorrir. "Nosso intuito é levar um pouco de alegria para alguém que hoje não encontra motivos para sorrir. Façamos alguém feliz e com certeza alguém o fará por nós, pois um dia também seremos idosos e queremos receber toda a atenção que nos é merecida", concluiu Jucilea.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco