Últimas Notícias

Links Úteis

Câmara Municipal de Macuco Alerj Governo do Estado do Rio de Janeiro Portal do Brasil Nota Fiscal Eletrônica
Portal da Transparência







Curso de Cuidador de Idosos forma mais uma turma em Macuco

O trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco continua apresentando resultados bastante significativos. Os cursos de capacitação oferecidos pela entidade, numa parceria firmada com o SESC (Serviço Social do Comércio), por intermédio do projeto 'Saber Comunitário', tem aumentado a qualificação e fomentado a geração de emprego e renda no município.

 

Dessa vez, outro ciclo do planejamento foi concluído com a formação da Segunda Turma de Cuidador de Idosos, que novamente capacitou alunos na identificação de necessidades e expectativas dos idosos, num curso com aulas teóricas e práticas abordando temas como saúde, fragilidade e demência do idoso, segurança na condução, primeiros socorros, situações de emergência, mudança de comportamento, cuidados com a higiene, alimentação e adaptações ambientais.

Mantendo a retórica do projeto 'Saber Comunitário', o SESC atua para valorizar a mão de obra local, oportunizando aos profissionais do município a apresentação de seus trabalhos e incentivando seus talentos. Por isso, o curso de Cuidador de Idosos teve como instrutora a técnica de enfermagem Viviane Manoel de Barros.

Na solenidade de encerramento da Segunda Turma, os cursistas demonstraram gratidão pela oportunidade e comprovaram estar afiados com o tema. Todos fizeram questão de destacar que as lições foram claras e bem compreendidas, o que deixou o secretário de Desenvolvimento Social, Luiz Claudio Gomes de Souza, entusiasta do projeto, emocionado. "Não há como sair daqui sem a certeza de ter cumprido nosso dever ao observar a satisfação de cada um desses cursistas. Sei que é nossa obrigação enquanto entes públicos zelar pelos direitos da população, mas esse trabalho é muito mais que isso, pois nos oferta a comprovação de que investir no ser humano, na dignidade dos cidadãos é o melhor caminho", declarou Luizão.

Para a servidora Jucilea Brito, coordenadora da parceria com o SESC em Macuco, não há como não se emocionar ao ouvir o depoimento dos participantes, que deixaram transparecer que o trabalho tem feito a diferença em suas vidas. "Para mim, isso sim é trabalhar pelo desenvolvimento social", relatou.

Ao final do curso, além da declaração de participação, os alunos receberam uma rosa vermelha, como sinal de carinho. A proposta foi que eles presenteassem uma pessoa que, devido a situações adversas, deixaram de sorrir. "Nosso intuito é levar um pouco de alegria para alguém que hoje não encontra motivos para sorrir. Façamos alguém feliz e com certeza alguém o fará por nós, pois um dia também seremos idosos e queremos receber toda a atenção que nos é merecida", concluiu Jucilea.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco